Junho, o mês dos cometas

cometa Lemmon

(atualizado 10/07/2020)

Se você tem um binóculo ou pequeno telescópio, este mês está favorável para observação de cometas.

Em março, nossas esperanças de um espetáculo celestial foram depositadas nos cometa ATLAS (C/2019 Y4) e SWAN (C/2020 F8). Fizemos matérias sobre ambos cometas (abaixo). O cometa SWAN foi em direção ao hemisfério Norte e não houve as explosões esperadas, mas ainda é visível de madrugada, bem próximo do horizonte Noroeste, antes do nascer-do-sol. Já no meio do mês passado, o cometa ATLAS se fragmentou e com ele as nossas esperanças de ve-lo a olho nu entre junho e julho.

Nem tudo está despedaçado, ainda há esperanças
Lemmon (C/2019 U6)

Este cometa foi descoberto em 31/10/2019 por R. A. Kowalski (Mt. Lemmon Survey). Daí o seu nome. Quando descoberto, foi considerado um asteróide, uma vez que não mostrava gás ao seu redor, até ser ativado. O cometa atingirá o periélio em 18/06/2020 (0,92 UA), com magnitude ~5,9 [1] e, depois, em 29/06, a distância mínima da Terra (0,83 UA).

Provavelmente este será o melhor cometa do mês de junho e de julho, uma vez que estará alto no céu, cerca de 45º após o crepúsculo, melhor visível do hemisfério Sul. No dia 23/6 estará ao lado da estrela Alfard (alfa Hidra, mag. ~2), formando um triângulo retângulo com as estrelas brilhantes Sirius (alfa Cão Maior), a mais brilhante do céu, e Procyon (alfa Câncer).noro

NEOWISE (C/2020 F3) (atualização 10/07/2020)

Este é o cometa mais brilhante desse mês. Seu periélio é dia 3/7, mas ainda este mês deve chegar a magnitude zero [1]. Em junho NEOWISE estará muito próximo do Sol. Portanto, tenha cuidado. Se você estiver num local longe da Poluição Luminosa, aproveite para acordar cedo e observar este astro no horizonte Leste. Mas nem tudo são flores. Ou melhor, é brilho. Este cometa não estará visível para o hemisfério Sul durante seu brilho máximo. Ou seja, durante as primeiras semanas de julho.

Somente a partir do dia 18 de julho, C/2020 F3 começa a ficar visível nas regiões Norte/Nordeste do Brasil. Agora, porém, logo após o pôr-do-sol, na direção Noroeste, na constelação do da Ursa Maior, com magnitude quase 5-6, já no limite da visibilidade a olho nu. Aliás, creio que este cometa será muito difícil ser observável a olho nu do Brasil.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, após o dia 26 de julho começa a ficar visível, já com magnitude 7-8, somente com pequenos instrumentos.

Portando, o melhor cometa desde o Brasil para se observar em junho e julho foi, e ainda é, o C/ Lemmon 2019 U6.


Marcio Malacarne

Fontes:
[1] magnitude estimada https://in-the-sky.org/data/comets.php
https://infobservador.blogspot.com/2020/05/el-brillante-cometa-lemmon-c2...
https://cobs.si
http://theskylive.com
http://Stellarium.org