Novo cometa visível através de binóculos

Um cometa recentemente descoberto está visível através de pequenos telescópios e binóculos à Leste, antes do amanhecer, com magnitude 7,5. Espera-se que atinja a visibilidade a olho nu (em locais bem escuros, longe da Poluição Luminosa), com magnitude integrada 4, até meados de maio. Veja abaixo Como localizar o cometa.
 
O novo cometa, designado C/ 2020 F8 (SWAN), foi descoberto em imagens tiradas em 25 de março de 2020 pela câmera SWAN (Solar Wind ANisotropies - Anisotropias do Vento Solar) a bordo da sonda Observatório Heliosférico Solar (SOHO, sigla em inglês) por M. Mattiazzo [1]. Contudo, o cometa só foi reconhecido pelo MPEC, organização ligada a UAI, que trata das observações astrométricas e órbitas de planetas menores (asteroides) e cometas, em 12 de abril [1].
 

O novo cometa desenvolveu uma cauda iônica, como mostra esta imagem de campo obtida em 21 de abril de 2020. Nela a cauda pode ser vista com 2 graus de comprimento [2].

 
Este ano está prolífico para os cometas visíveis com pequenos aparelhos. Swan foi o segundo cometa dessa categoria. O primeiro, designado C/ 2019 Y4 (ATLAS) (clique para ver matéria que publicamos),  foi descoberto nos últimos dias de 2019. Porém, está visível somente à partir do hemisfério Norte e previsto para se tornar visível a partir do hemisfério Sul em julho. Por outro lado, o cometa SWAN está visível somente a partir do hemisfério Sul e latitudes equatoriais.
 
Portanto, observadores/as de plantão, não percam essa chance de acordar cedo, como nós, para fazer essa pequena lembrança.
 
O cometa SWAN fará sua máxima aproximação da Terra no dia 12 de maio, a uma distância de 0,56 UA (85 milhões de km), quanto estará no seu brilho máximo. Já o seu periélio será dia 27 de maio. O melhor período para observá-lo do Brasil e hemisfério Sul é nessa primeira quinzena de maio. Depois desse período, a cada dia estará mais próximo do alvorecer, ao Norte e baixo no céu.
 

Como encontrar o cometa Swan

Com um pequeno telescópio binóculo olhe para a direção Sudoeste. À meia altura do céu observará Marte, abaixo duas estrelas brilhantes, conhecidas por Formalhaut e Achernar (veja o mapa). Nesta primeira quinzena de maio, às ~4h30 da madrugada, o cometa estará abaixo de Formalhaut, a cerca de 30º de altura no céu do horizonte sudoeste.
Um mapa interativo pode ser obtido no portal theskylive.com. Nela pode-se encontrar efemerídes facilitando encontrar o cometa em qualquer data.
 
Segue algumas imagens que fizemos ao amanhecer do dia 22 de abril de 2020 com uma câmera monocromática. Como não foi possível fazer todos os filtros (por causa do pouco tempo de observação), ficamos devendo uma foto colorida na próxima madrugada de céu limpo.
Observe que num intervalo menor que 15 minutos, o cometa já mudou um pouco de posição. Imagens com aproximadamente 10 x 10 minutos de arco.
 

Marcio Malacarne


Fontes:

Imagem de capa:

Data: 26 04 2020 UT 03h02m
Localização: Astro Farm Tivoli, Namíbia
Telescópio: ASA Astrograph 12", f/3,6
Câmera: FLI ML 16200
Tempo de exposição: LRGB 12/6/6/6 min.