Primeira Foto do Horizonte de Eventos de um Buraco Negro

A imagem revela o buraco negro no centro de Messier 87

Hoje é um dia histórico na radioastronomia. Finalmente se conseguiu montar uma foto do Horizonte de Eventos de um Buraco Negro.

O feito foi conseguido por um grupo de radioastrônomos ao redor do mundo.

O projeto EHT (Event Horizon Telescope) vinha observando desde 2017 dois buracos negros supermassivos com grandes horizontes de eventos —  Sagittarius A* (pronuncia-se Sagittarius A-estrela), no centro da Via Láctea, e o buraco negro no centro da galáxia M87, este que acaba de ser fotografado, distante 55 milhões de anos-luz.

O projeto EHT conecta radiotelescópios ao redor do mundo (ALMA, no Chile, Greenland Telescope, na Groelândia e South Pole Telescope, na Antártida) usando a técnica de Interferometria de Longa Linha de Base (VLBI - sigla em inglês) para criar um telescópio virtual gigantesco, do tamanho da Terra, que permite a visualização da área ao redor de um buraco negro — o Horizonte de Eventos.

Os telescópios coletam ondas de rádio de freqüência extremamente alta (EHF, sigla em inglês), quase no infravermelho do espectro eletromagnético, com um comprimento de onda de 1,3 milímetros. A frequência é “simplesmente perfeita” para fazer a jornada expansiva das bordas de um buraco negro até nossos rádios, diz Shep Doeleman, o pesquisador sênior do EHT.

Estrutura do buraco negro