Rock e Astronomia

Este mês está favorável à observação da Luz Zodiacal. Você sabe o que isso tem a ver com o rock?

Marcio Malacarne*
Muitas pessoas curtem contemplar o pôr-do-sol ou, para os mais boêmios, o nascer-do-sol. Aquele contraste de luzes avermelhadas difundindo na atmosfera deixa muitos enamorados.
Mas nem toda essa luz é difundida e produzida na atmosfera. Existe uma luz que é produzida pela reflexão da luz solar nas partículas de poeira no meio interplanetário. Não é sempre que é possível observar essa luz. Somente próximo aos equinócios, nos meses de março e abril, e de setembro e outubro. 
Também não são todos locais que é possível vê-la. Tem que ser num local bem escuro, longe da poluição luminosa e atmosférica com a qual, infelizmente, convivemos nas cidades, criando os excluídos do céu.
Essa luz tem a forma parecida com um cone. Ela é visível nessa época por causa da inclinação vertical da eclíptica, ou do zodíaco (o caminho aparente do Sol), em relação ao horizonte. Em nosso hemisfério é mais favorável no amanhecer.
Em 2007, Brian May, guitarrista da lendária banda Queen, completou sua tese de doutorado "Estudo sobre as velocidades radiais da poeira zodiacal", 36 anos depois de ter começado e abandonado para perseguir uma carreira musical. May também é coautor do livro "Bang: uma completa história do Universo".
Ele não é o único roqueiro a surfar nas ondas das Ciências. Dexter Holland, do Offspring também deixou o doutorado em Biologia Molecular para a carreira musical. Os famosos Roling Stones não cresceram a toa. Mick Jagger cursou Economia e Gestão de Negócios.
A banda Trio Elétrico, não tão famosa, mas muito roqueira, começou com estudantes do curso de Física da UFES, tem doutorando em Física e mestre em Meteorologia.
Em muitos casos é possível brilhar nos palcos e na academia, como mostrou May.

* coordenador do GOA, mestre em Astrofísica


Conheça oito roqueiros que brilharam nas universidades
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/conheca-oito-roqueir...

Mais sobre Luz Zodiacal:
http://en.wikipedia.org/wiki/Zodiacal_light
http://www.astronoo.com/pt/artigos/luz-zodiacal.html
http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20100331-105731.inc
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?f=18&t=9360
https://tellescopio.com.br/eventos-celestes-visiveis-setembro-2014