A Nebulosa de Carina pelo GOA

A Nebulosa de Carina, Nebulosa Eta Carina, ou NGC 3372, é uma grande e complexa região de nebulosidade brilhante e escura na constelação de Carina, no hemisfério Sul. Está localizada a aproximadamente 8.500 anos-luz da Terra, no braço de nossa galáxia conhecido por Carina-Sagitário.
 
A nebulosa engloba vários aglomerados estelares e é um berçário de estrelas com menos de um milhão de anos. Também é o lar da famosa estrela variável Eta Carina, que já foi a estrela mais brilhante do céu, e é uma das mais massivas da Via Láctea, com cerca de 150x a massa solar.
 
Devido a sua grande massa, Eta Carina é muito instável, fazendo com que a pressão da radiação entre em queda de braço com a força gravitacional. Uma expulsando e outra atraindo. Essa agitação faz com que seus gases sejam ejetados para o meio interestelar, esculpindo belos desenhos. Devido sua instabilidade, Eta Carina está prestes a explodir como uma supernova.
 
A imagem é resultante do empilhamento de dois filtros (9x CLS e 9x blue de 2min. cada). A intenção era testar a recente colimação do telescópio e medir a variação de brilho para fazer uma montagem colorida, mas ainda não foi possível conseguir uma noite com tão boa qualidade do céu para completar as outras cores.
 
Esta imagem é apenas uma pequena região da grande nebulosa, uma das maiores da Via Láctea. A nebulosa tem cerca de 120min. de arco de diâmetro, ou 2º, enquanto esta imagem tem apenas 21min. de arco na diagonal.
 
Abaixo imagem feita com telescópio de 1,5m (o nosso tem 31cm) do ESO, no Chile, no melhor céu do planeta para comparação.
Foi capa da "Astronomy Picture of the Day" em 2013: https://apod.nasa.gov/apod/ap110609.html
 
 

Marcio Malacarne

Fontes: GOA, ESO, IAG-USP e Wikipedia