É sexta-feira, Dia Internacional do Asteroide e a Semana do Asteroide com o GOA está encerrando!
A matéria de hoje é sobre os supostos maiores berçários de asteroides e cometas do nosso Sistema Solar.
Nuvem de Oort
Em 1950 o astrônomo Jan Oort notou, entre outras coisas, que nenhum cometa tinha sido observado com uma órbita que indicasse que ele vinha do espaço interestelar, e que não havia direção preferencial de onde os cometas vinham.
Dezenas de cometas todos os anos são descobertos, ou redescobertos. De pares em pares de anos temos, em média, um cometa visível a olho nu, ou quase.
O cometa C/2022 E3 ZTF, descoberto no início do ano passado, teve sua maior proximidade do Sol, o periélio, no dia 12 de janeiro de 2023. Nestes dias, será visível apenas do hemisfério Norte, por binóculos e pequenos telescópios, longe da poluição luminosa.
No início de fevereiro, o cometa começa a ficar visível no hemisfério Sul, incluindo o Brasil e o ES.
A maioria das grandes invenções muda fundamentalmente a sociedade na qual elas estão inseridas. Uma vez que as pessoas no topo da estrutura social têm mais a ganhar reforçando o status quo, elas suprimem tecnologias revolucionárias, que podem ser favoráveis ao mundo, mas perigosas para sua existência.
Engenheiro genial, Nikola Tesla não foi exceção. Aqui estão algumas tecnologias de Nikola Tesla que “eles” não querem que você conheça: