Espadas Espaciais

Hoje ainda é quinta, então dá tempo pra nossa matéria temática diária nessa Semana do Asteroide do GOA.
Vamos falar agora sobre espadas espaciais, e não estamos nos referindo a sabres de luz, mas espadas que realmente existiram!
Pequenos corpos espaciais adentram a atmosfera a todo momento, alguns se deterioram completamente antes de atingir o solo, outros não. A maioria desses meteoritos são compostos principalmente de metais, como o ferro e o níquel. O metal destes visitantes celestes era de qualidade muito superior aos minérios de ferro disponíveis naturalmente em nosso planeta, em épocas passadas. 
Por isso, foram durante um longo período, e em muitas culturas, a única fonte de ferro usado no fabrico de armas. Por terem sido criadas com o material caído das estrelas, justifica-se porque esse universo causou certo impacto na psicologia humana. Afinal, não são poucas as lendas com imaginário voltado para a magia ou o poder divino atribuídos às espadas, um exemplo é a famosa Excalibur, do Rei Artur.
 
Tentetsutou- Katana de meteorito encontrado na Namíbia
 
Na animação da Nickelodeon, "Avatar, a lenda de Aang", existe um episódio chamado "O Mestre do Sokka" (Livro 3, episódio 4), em que o personagem Sokka fabrica uma espada a partir de um meteorito, caído de uma chuva de meteoros, mostrada no início do episódio. A arma fica conhecida no resto da série como "espada espacial".
 
 
Uma curiosidade é que essa espada foi reproduzida por um programa do youtube, o Man at Arms, onde ferreiros confecionam armas de metal de filmes e séries. Segue o link do episódio, que conta com um meteorito como matéria prima, da mesma forma que na série animada.
 

 

[Essa é uma adaptação da matéria publicada na capa da edição 27 do Observativo, em dezembro de 2015. Link para esta edição: http://astro.ufes.br/observativo27 ]

Referência: Naelton Mendes de Araújo, Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Adaptado por: Dayana Seschini