Influências da Lua sobre a Terra

Existem diversas influências que a Lua exerce sobre a Terra. Algumas são crendices populares, místicas, carentes de comprovação. Mas de todas, sem dúvida a principal é o vai-e-vem da marés. Só para se ter uma ideia dessa força, que cria os manguezais em todo o Globo, a Lua, exerce 2 vezes mais forças sobre a superfície da Terra do que o Sol, que é milhares de vezes maior do que a Lua, e tem o mesmo diâmetro aparente no céu. 

A Lua também exerce influência sobre os hábitos dos animais, que saem para caçar mais na fase nova ou cheia e também sobre alguns seres vegetais, como algumas algas.

Outra influência da Lua é com respeito a sua cor. A cor avermelhada que a Lua toma durante o eclipse mexe com nosso cérebro e de muitos animais, pois essa é uma das cores que mais chama a atenção do cérebro, tanto que placas de Atenção usam essa cor. 

E essa viração de cores também é capaz de nos deixar mais enamorados. Esse é uma teoria minha, risos.

Influências durante o eclipse do dia 16 de maio

No momento máximo do Eclipse, a Lua estará na sua distância mínima da Terra, especificamente para os habitantes do hemisfério escuro, que é o caso do ES e do Brasil, cerca de meia noite, apenas 355,9 mil quilômetros, e ainda não será o Perigeu, ponto mais próximo da Terra da sua órbita, que ocorrerá somente na terça-feira. Para comparação, a Lua no apogeu, ponto mais distante da sua órbita, é 405 mil quilômetros.

Isso faz com que a Lua seja maior que em outras Luas cheias cerca de 14% e cerca de 30% mais iluminada. Popularmente alguns chamam de Super Lua. Mas é apenas uma Lua Cheia Perigeana, que ocorre de 13 em 13 meses uma sequência de 3 Luas cheias perigeanas.

Essa configuração de sua fase cheia, a proximidade e direção da Lua faz com que as marés sejam mais altas, ou mais baixas. Por exemplo, no Porto de Vitória tem previsto marés de 0 metro, a mínima, às 8h30, e a 1,6  metros, a máxima, às 14h54, do domingo, e na segunda-feira as mesmas alturas. 

É possível ainda entrar outros eventos nesse cenário, como chuvas e ventos. Se isso acontecer, infelizmente, é certo que teremos alagamentos em vários bairros da Grande Vitória e não veremos o eclipse. :(


Marcio Malacarne,

Fontes: Tábua de marés da Marinha e Stellarium.org e

Capa: Camilo e Manu, Equipe GOA.

teste: