Conjunção dos cinco planetas visíveis a olho nu e a Lua
Os amantes da astronomia têm mais um motivo para acordar cedo neste fim de mês de junho. É que os cinco planetas visíveis a olho nu estarão em conjunção, todos visíveis antes do amanhecer. Para completar o fenômeno, a Lua a cada dia também entrará em conjunção com estes planetas.
Será visível de qualquer local da Terra. Não precisa de equipamentos especiais, basta olhar para o lado Leste-Nordeste, antes do nascer-do-sol.
No dia 19 a Lua estará em conjunção com Saturno; no dia 21 com Júpiter e dia 23 mais próxima no céu com Marte.
E na madrugada de domingo, dia 26, a Lua minguante estará ao lado de Vênus e Mercúrio logo abaixo, com o aglomerado das Plêiades ao lado direito, completando a beleza e facilitando sua localização.
Entre os dias 21 a 26 de junho será possível observar o planeta Mercúrio, que estará bem baixo no horizonte. O melhor horário é entre as 4h50 até às 5h30, quando estará mergulhado na luz do alvorecer.
Urano e Netuno também estarão no céu. No entanto, é necessário binóculo ou telescópio para vê-los, já que não são visíveis a olho nu.
Todos os anos podemos contemplar os planetas visíveis a olho nu. Mas nem sempre juntos no céu. A última vez que isso aconteceu de madrugada foi em 2016. O último que aconteceu depois do pôr-do-sol foi há 20 anos, em 2002.