Alinhamento Raro dos Cinco Planetas Visíveis a Olho Nu

Cincos planetas visíveis a olho nu + Lua

Júpiter, Marte, Saturno, Vênus e Mercúrio, os cinco planetas visíveis a olho nu, em alinhamento planetário raro, estão fazendo o espetáculo para os boêmios que olharem para o céu antes do amanhecer, até aproximadamente dia 15 desse mês.

O "aproximadamente" é porque Vênus e Mercúrio vão saindo de cena. A cada dia estarão mais próximos do horizonte, dificultando a visualização. Por isso, o grande desafio é observar Mercúrio, pois ele fica bem próximo do horizonte.

Mas não desanime. O auge desse alinhamento ocorrerá no dia 06 de fevereiro, sábado de carnaval, quando Mercúrio atingirá seu ponto mais alto no céu e a Lua Minguante fará um espetáculo à parte, formando um triângulo com Vênus e Mercúrio. Ou seja, será muito mais fácil encontrá-lo nessa data, como mostra a imagem abaixo.

O melhor horário para se observar é por volta das 5h, cerca de uma hora antes do nascer-do-sol. No entanto, antes desse horário, às 3h, já é possível observar Júpiter, Marte e Saturno. Aliás, Júpiter nasce no horizonte Leste por volta das 21h.
 

Alinhamento dos Planetas

Ao contrário do que algumas jornais e blogs tem divulgado, o último alinhamento como este não foi em 1940, nem 2001, nem 2011. Em 2001 e 2011 tivemos apenas quatro planetas alinhados.
O último alinhamento dos cinco planetas visíveis a olho nu ocorreu em 2002. Naquela época podemos dizer que o espetáculo foi maior, porque foi durante o entardecer, em que mais pessoas observaram.
Abaixo uma foto feita por mim, em São José do Campos (SP), durante o último alinhamento como esse. Essa foto saiu no jornal Folha de São Paulo, Vale do Paraiba.
 
Alinhamento dos Planetas em 2002. Na foto Saturno e Mercúrio já se poram. Marte está atrás da nuvem.
Alinhamento dos Planetas em maio de 2002. Na foto acima Saturno e Mercúrio já se poram. Marte está atrás da nuvem.
O alinhamento, ou Conjunção, ocorre quanto os dois ou mais astros, quando visto de um tereceiro astro, como a Terra, estão muito próximos no céu. De fato, esse não será exatamente um alinhamento, mas um encontro de todos cinco planetas visíveis, mais a Lua, no mesmo momento no céu, como na imagem abaixo.
Posição dos planetas visto de fora do Sistema Solar
Posição dos planetas visto de fora do Sistema Solar
 
 
Melhores locais
É possível observar o alinhamento de qualquer parte da Terra. Mas atenção moradores de cidades: para conseguir observar todos planetas, será preciso encontrar um local com céu aberto, longe de edifícios e da poluição luminosa.
 

Uma mãozinha dos Aplicativos

Sky Schat para Android

Para quem não dispensa mãozinha tecnologia, existem diversos aplicativos que são uma mão na roda. Para Android existe o SkyMap e o Cartas Celeste. Para iOS, Star Chat ou para computadres de mesa o famoso Stellarium.org, de onde geramos os mapas do alinhamento.
 
Próximo alinhamento
Quem perdeu, ainda poderá observar os planetas mais brilhantes do céu, Júpiter e Vênus, se beijarem. Isso porque será difícil separar os dois planetas a olho nu. Eles ficarão separados por apenas 4' (minutos de arco), no dia 27 de agosto. Ao lado deles ainda teremos Mercúrio, completando esse verdadeiro alinhamento.

Misticismo
Esse fenômeno não causa nenhuma mudança física nem representa nenhum perigo para a Terra. Como sempre dizemos, os astros podem realmente te influenciar. Por exemplo, deixam os casais mais enamorados. :D.

Céu limpo para todos e boas observações.

Marcio Malacarne
Mestre em Astrofísica e Coordenador do GOA
Imagens: Stellarium e Equipe GOA