Alinhamento Planetário Raro em Agosto

Por Marcio Malacarne*

Este é o ano dos alinhamentos planetários. E neste mês de agosto os cinco planetas visíveis a olho nu, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Marte e Saturno, estarão no céu simultaneamente, novamente, em alinhamento planetário raro, fazendo o espetáculo no céu do crepúsculo até o final de agosto.

Já é possivel acompanhar, logo no crepúsculo, a aproximação de Vênus, Mercúrio e Júpiter, no horizonte Oeste, cujo auge acontece dia 27 de agosto. Veja fotos abaixo tiradas dia 25 de julho.

De fato, esse não será exatamente um alinhamento, mas um encontro de todos cinco planetas visíveis, mais a Lua, simultaneamente no céu. Veja Conjunção.

Alinhamento dos Planetas

Entre os dias 4 e 11 de agosto, a Lua Crescente estará cruzando os Planetas. No dias 6 e 11 de agosto a Lua estará bem próxima de Mercúrio e Marte, respectivamente, facilitando a localização. Clique no link a seguir para ver a animação do alinhamento: http://astro.ufes.br/sites/default/files/Alinhamento-Planetas.gif

Dia 16 Mercúrio estará com a maior distância angular (a 27° leste) do Sol, posição que garante melhor visibilidade da Terra.

No dia 27 de agosto, Vênus e Júpiter estarão tão próximos, que será difícil separá-los visualmente. Os planetas poderão ser vistos tanto a olho nu como com o uso de equipamentos (binóculos e telescópios) em todo o país.

 
Melhores locais
É possível observar o alinhamento de qualquer parte da Terra. Mas para conseguir observar todos planetas, será preciso encontrar um local com o horizonte Oeste visível, longe de edifícios e da poluição luminosa.
 

Uma mãozinha dos Aplicativos

Sky Schat para Android

Para quem não dispensa uma mãozinha tecnológica, existem diversos aplicativos que são uma mão na roda. Para Android existe o SkyMap e o Cartas Celeste. Para iOS o Star Chat ou para computadres de mesa o famoso Stellarium.org, de onde geramos os mapas do alinhamento.
 
Próximo alinhamento
A última vez que isso aconteceu foi no último fevereiro [1]. Porém, foi de madrugada. Já no entardecer, como este, foi em 2002. Segundo David Dickinson, do Universe Today, um alinhamento como este só voltará a acontecer em 30 de setembro de 2040, quando todos os 5 planetas estarão separados por apenas 9,3 graus do céu ..., o espaço mais próximo desde 18 de setembro de 1186!
 
Misticismo
Esse fenômeno não causa nenhuma mudança física e nem representa nenhum perigo para a Terra. Como sempre dizemos, os astros podem realmente te influenciar. Por exemplo, deixam os casais mais enamorados. :D.
 
Observação no GOA

Para brindar esse raro fenômeno, o GOA, que ainda se encontra em reforma, fará um atendimento especial do lado do Observatório, em Goiabeiras, caso o tempo não esteja nublado.

Data: 11 de agosto,

Horário: das 18h às 21h

Este dia também será poucas horas antes do máximo da chuva de meteoros Perseidas.
Imagens: Stellarium e Equipe GOA
 
* Mestre em Astrofísica e Coordenador do GOA