Início /Eclipse Lunar Parcial dia 16 de Julho, TV Gazeta
Eclipse Lunar Parcial dia 16 de Julho, TV Gazeta
Notícias Mais lidas
Enviado por dayana em sex, 30/06/2017 - 16:31
É sexta-feira, Dia Internacional do Asteroide e a Semana do Asteroide com o GOA está encerrando!
A matéria de hoje é sobre os supostos maiores berçários de asteroides e cometas do nosso Sistema Solar.
Nuvem de Oort
Em 1950 o astrônomo Jan Oort notou, entre outras coisas, que nenhum cometa tinha sido observado com uma órbita que indicasse que ele vinha do espaço interestelar, e que não havia direção preferencial de onde os cometas vinham.
Enviado por goaadmin em ter, 07/12/2021 - 07:26
Você já ouviu falar nos Rios Voadores ou na Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)?
Enviado por dayana em qua, 22/02/2017 - 17:03
Uma equipe internacional de astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA tiveram a oportunidade de estudar a evolução estelar em tempo real. Durante um período de 30 anos, observaram-se aumentos dramáticos na temperatura da estrela SAO 244567. Agora a estrela está esfriando novamente, tendo renascido em uma fase anterior da evolução estelar. Isso a torna a primeira estrela a ter sido observada durante os estágios de aquecimento e resfriamento do renascimento.
Enviado por dayana em ter, 27/06/2017 - 20:42
O Dia do Asteroide vem aí e essa é a nossa segunda matéria temática comemorativa! Hoje falaremos do maior meteorito já encontrado na Terra!
O maior meteorito do mundo se chama Hoba, e se encontra na fazenda de "Hoba West", na Namíbia. Devido a sua grande massa (cerca de 60 toneladas), nunca foi movido do local onde caíu. É também o mais maciço objeto de ferro de ocorrência natural que se conhece na Terra.
Estima-se que Hoba tenha caido na Terra há menos de 80.000 anos, mas o primeiro registro sobre ele foi publicado em 1920.
Enviado por goaadmin em qua, 10/11/2021 - 14:19
Este eclipse lunar será visível da Ásia, Austrália, Oceano Pacifico e Américas. Entretanto, somente quem estiver no oceano Pacífico, na América do Norte e Colômbia, verá todo o avanço da sombra da Terra sobre o disco lunar.
Será um eclipse lunar quase total: 0,97 magnitude. Isso é, durante o seu máximo, o diâmetro que o disco lunar será encoberto pela sombra da Terra. Em termos de área, coincidentemente este valor encobrirá cerca de 97% do disco lunar.