DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DO INFORMATIVO OBSERVATIVO

"DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DO INFORMATIVO OBSERVATIVO". - Dayana Seschini do Nascimento, José Miranda,  Ana Carolina Frizzera Sampaio, Márcio Malacarne,  XXXIX Reunião anual da SAB, em Ouro Preto - MG, 2015.

A divulgação científica é fundamental numa sociedade laica e moderna, principalmente para desenvolver uma mentalidade científica nos cidadãos, satisfazer curiosidades ou, mesmo, despertar vocações.

A astronomia, além de ser uma área multidisciplinar, é privilegiada por ocupar um local de destaque no imaginário social, pois busca respostas para perguntas fundamentais da humanidade. Notícias e descobertas astronômicas têm grande impacto na sociedade e ocupam posição de destaque nos meios de comunicação.

No GOA (Gaturamo Observatório Astronômico) o Informativo Astronômico Observativo nasceu como uma necessidade natural de estimular os elos dessa corrente que é o pensamento humano, unindo astronomia às diversas áreas, desde a arte a engenharia.

Um impresso mensal com notícias, artigos, efemérides e uma carta celeste mostrando o céu local em cada mês. As cartas celestes mostram astros e constelações do céu noturno de forma clara e intuitiva, de modo que não são necessários conhecimentos específicos para entendê-la.

O GOA também possui projetos de atendimento público gratuito com telescópios solar e noturno. Assim sendo, é preciso divulgar os eventos e as atividades. Nesse quesito o Observativo tem papel especial. Além de impresso, pode ser baixado em nossa página (www.astro.ufes.br) e redes sociais

Um aspecto pedagógico desse informativo é introduzir a figura de estudantes como editores. Por meio da divulgação científica-social, aumentamos o número de visitas ao Observatório, criamos conexões com escolas, aumentamos o acesso à nossa página na internet e, consequentemente, o interesse da público em geral pela ciência.