Chuva de Meteoros Geminidas 2023

A chuva de meteoros Geminidas ocorre todos anos em dezembro. É uma das mais intensas e luminosas do hemisfério Sul!

O GOA realizou observação pública no espaço do observatório astronômico, na UFES, em Goiabeiras, nos dias 13 e 14 de dezembro.

Durante a noite do dia 13 para 14 o tempo não colaborou, ficando nublado. Mas na noite do dia 14 o tempo começou bem aberto.

Logo no início da noite um meteoro cruza os céus por cerca de três segundos. Isso foi suficiente para que todos vissem, após aquele "olha lá", "ali".

Estava marcado até as 23h, mas o tempo estava tão belo que ninguém queria ir embora. Isso possibilitou observar dezenas de meteoros. 

Infelizmente as câmeras de meteoros não estavam funcionando. Mas outras câmeras nossos capturaram alguns rastros.

Sempre vale lembrar que a PL (poluição luminosa) da cidade impede a observação do número maior de meteoros.

As observações foram até a 1h do dia 15. Dezenas de sortudos que compareceram ao evento puderam contemplar uma chuva de meteoros, alguns pela primeira vez. E, por sorte, essa foi a maior dos últimos anos.

Ao contrário da maioria das outras chuvas de meteoros, a chuva geminidas não estão associados a um cometa, mas a um asteroide, o 3200 Phaethon. Este asteroide tem um uma órbita que o aproxima do Sol mais do que qualquer outro asteroide nomeado (embora existam numerosos asteroides sem nome com periélio menor*). Por esta razão, recebeu o nome do mito grego de Phaëthon, filho do deus sol Helios.

Até a próxima.


Marcio Malacarne