NASA confirma que o impacto da missão DART mudou a orbita do asteroide Dimorphos

O IMPACTO DO DART: Pela primeira vez, a tecnologia humana alterou a órbita de um corpo celeste.

Dimorphos é um pequeno satélite de asteroide que foi descoberto em 2003. É a lua do planeta menor de um sistema binário síncrono com Didymos como o asteroide primário. O corpo de Dimorphos possui 160 metros de diâmetro e orbita ao redor de Didymos, este com 780 metros de diâmetro, fazendo com que muitos considerem o objeto menor como uma “lua” de “Didymos”.Ainda que não represente um perigo real de colisão, em setembro de 2022 a NASA realizou uma colisão proposital deste sistema de asteroides com a nave espacial para uma missão de teste de defesa planetária.

Dez meses após o lançamento da espaçonave DART (Double Asteroid Redirect Teste), ou em português, "Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo", ela colidiu propositalmente com Dimorphos. Isso mudou o período orbital do asteroide.

O teste foi considerado um grande sucesso, uma vez que seu período orbital foi alterado em 32 minutos. Esse resultado foi muito melhor do que o previsto, já que a missão objetivava uma alteração mínima de apenas 73 segundos.

Se no futuro nosso planeta estiver em uma situação de risco de colisão com corpos celestes, uma missão semelhante a esta poderia ser enviada.

Ilustração do sistema duplo de asteroides Didymos e Dimorphos antes do impacto da espaçonave DART. 

Fresquinha do Hubble

Esta nova imagem (da capa) do Telescópio Espacial Hubble mostra uma cauda de detritos atrás do asteroide Dimorphos semelhante a um cometa: a cauda é feita de poeira fina soprada para longe do sol pela pressão da radiação solar - da mesma forma que as caudas dos cometas são esculpidas. A foto é de 8 de outubro de 2022, 285 horas depois do impacto.

Todo o material na cauda foi arremessado para longe do Dimorphos pelo impacto do DART. Esta imagem revela pela primeira vez que a cauda de Dimorphus está se dividindo em duas e os pesquisadores ainda não sabem por quê. Além disso, foi anunciado que o recuo do material ejetado da superfície do asteroide contribuiu significativamente para a mudança de órbita do asteroide.

Veja também as diferenças entre Cometa, Asteroide ou Meteoro

Fontes: nasa, spaceweather.com e wikipedia

Equipe GOA
Revisão: Marcio Malacarne