Começa a Construção do Mais Novo Observatório Astronômico do ES

Começou na semana passada a construção do mais novo Observatório Astronômico do ES. Trata-se de um convênio que o GOA-UFES e prefeitura de Venda Nova do Imigrante celebram desde o ano passado.
O convênio foi fruto de uma das propostas do GOA de interiorização e busca de um lugar longe da poluição luminosa para instalação de um observatório totalmente operado remotamente, por instituições e comunidade, fato inédito no Brasil.
GOA construção
A proposta foi abraçada pela prefeitura em 2017 durante a realização da Feira do Conhecimento, cujo objetivo é levar diversas áreas do conhecimento aos estudantes e à população de graça.
Neste ano o GOA terá mais um motivo para participar pela 3ª vez da Feira, que acontece entre os dias 4 e 6 de setembro. Serão cerca de 10 municípios, 30 escolas e 15 instituições. Ao todo são 90 projetos científicos.
GOA Construção
Logo que o convênio foi assinado, a prefeitura iniciou a busca pelo local e chegou ao pico na localidade de Alto Caxixe, à 1200m de altitude, onde já se encontra uma pousada. De lá é possível observar Pedra Azul, Parque Forno Grande e Pico da Bandeira, entre outros pontos turisticos das montanhas capixabas.
Vista de Forno Grande
Segundo o novo prefeito de Venda Nova do Imigrante, João Paulo Schettino Milete, o prazo para terminar a obra é de 60 dias. Depois disso o GOA terá mais seis meses para a instalação dos equipamentos iniciar os trabalhos remotos. Mas esse prazo pode menor, uma vez que boa parte dos aplicativos remotos já estão em comissionamento no Observatório Astronômico da UFES, em Goiabeiras, Vitória.
 Pico da Bandeira
Esse é um pouquinho das novidades que o GOA apresentará à comunidade ainda este ano.

Marcio Malacarne