Como Observar a Chuva de Meteoros Geminídeas 2022

A chuva de meteoros Geminídeas ocorre todos anos em dezembro. É uma das mais intensas e luminosas do hemisfério Sul! 

Pode ser observada de todo o Brasil esta madrugada, como em todo o Globo. Alguns locais mais outros menos.

De acordo com a Organização Internacional Meteoro, estima-se que os Geminídeas estejam ativos entre 4 e 20 de dezembro deste ano. 

Nesta ano o pico, ou o máximo de meteoros, será a próxima madrugada, 14 e 15 de dezembro.

Nesta madrugada, poderá se visto até dezenas de meteoros por hora, ou cerca de um por minuto, caso o observador estiver num local muito escuro, longe da poluição das cidades. Contudo, a presença da Lua no céu diminuirá pela metade essa estimativa. Se o tempo estiver nublado, também não será possível observa-la.

Ao contrário da maioria das outras chuvas de meteoros, as Geminídeas não estão associados a um cometa, mas a um asteroide, o 3200 Phaethon. Este asteroide tem um uma órbita que o aproxima do Sol mais do que qualquer outro asteroide nomeado (embora existam numerosos asteroides sem nome com periélio menor*). Por esta razão, recebeu o nome do mito grego de Phaëthon, filho do deus sol Helios.

Para observar, procure um local escuro, de madrugada, acomode-se observando o Norte em direção a constelação de Gêmeos, de onde parece surgir os meteoros. Daí o seu nome.

Se chover ou nublado já era, pois teria que ser um meteorito grande e explosivo, o que é muito raro ver em chuvas de meteoros.

Marcio Malacarne

Fonte: www.imo.net