Cometa se aproxima da Terra e poderá ser visto a olho nu

O cometa hiperativo 46P/Wirtanen está se aproximando da Terra para um dos encontros mais próximos da Era Espacial.

Em 16 de dezembro, 46P/Wirtanen se aproximará da Terra a menos de 11,5 milhão de quilômetros de distância - tornando-o um dos 10 cometas mais próximos da Era Espacial [1]. É um pequeno cometa, com um núcleo de apenas 1 km de largura, mas essa proximidade faz com que pequenas coisas pareçam grandes.

A atmosfera gasosa do cometa está tão grande quanto uma lua cheia. Porém, não é possível observá-lo nas cidades pois sua luz é muito difusa. O ideal é ir para um local longe de iluminação, de preferência com binóculo ou telescópio. Chris Cook tomou esta foto de capa em 3 de dezembro de 2018, em Massachusetts, EUA [2].
"Com um binóculo 7x50 podia-se ver uma coma muito grande (bola de gás) quase 1° de diâmetro!" Relata Cook.

Abaixo temos a foto de Roberto Magno Siqueira, tomada em Chapecó (SC) [3].
cometa visto no Brasil

 

Noites de Observação

Se o tempo ficar limpo, o GOA pretende observar este cometa nas duas últimas Quintas Astro do ano, dias 6 e 13/12, além de uma noite extra dia 12/12 (quarta-feira), das 19h30 as 21h30.
Na noite do dia 15 para 16 deste mês, o GOA organizará uma excursão para registro e observação deste cometa e da chuva de meteoros Geminidas. Será no Mirante Romântico, em Venda Nova do Imigrante, ao lado do futuro observatório remoto do GOA.

Curiosidades
Este cometa periódico foi descoberto há 70 anos, em 1948, por Carl A. Wirtanen, no Observatório Lick, Califórnia. Tem um período muito curto, 5,4 anos. Por esse motivo foi escolhido para ser visitado pelo robô espacial Philae, lançado pela sonda Rosseta, em 2004. Como houve atraso na missão, o alvo foi mudado para o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, num inédito pouso em 2014.

 


Marcio Malacarne
Fontes:
[1] http://wirtanen.astro.umd.edu/46P/46P_2018.shtml (em inglês)