Telescópio nos Bairros

Telescópio nos Bairros é um projeto de extensão do GOA (Gaturamo Observatório Astronômico), ligado ao departamento de Física da UFES. Tem por objetivo, levar telescópio solar ou noturno em escolas ou grupos. É feita uma apresentação de cerca de 30 minutos do Sol, do sistema Sol-Terra-Lua, mostrando as estações do ano, as fases da Lua e os Eclipses, complementado com o aplicativo de planetário Stellarium. Após, se o tempo permitir, é realizado observações dos astros ou do Sol (quando de dia), através de telescópio com filtro especial.
 
Ida à escola: Escolas particulares ficam responsáveis pelo transporte, enquanto escolas públicas ou comunidades podem solicitar pela UFES (se localizadas na Grande Vitória entre 8h e 18h), de acordo com a disponibilidade do transporte, após esse horário a escola ficará responsável pelo mesmo. Atendimento somente na Grande Vitória nos dias abaixo  para primeiro semestre ded 2018 (excepcionalmente poderemos ir no interior, em feiras de ciências, de acordo com disponibilidade).
 

O atendimento é realizado para escolas e grupos de no máximo 40 pessoas.

Diferença entre Observatório e Planetário:

Observatório Astronômico é diferente de Planetário, embora ambos têm a Astronomia como fonte de estudo/divulgação. Num observatório astronômico faz-se a observação direta dos astros celestes, para estudo ou contemplação, através de telescópios. Já em um planetário faz-se a simulação do céu, de acordo com a data e local de observação, numa cúpula fechada por meio de equipamentos especiais.

Para agendar, preencha o formulário:

Escolha o dia da semana e aguarde a confirmação
Escolha a data desejada. Aguarde confirmação. Se alguns dias não aparecer, pode ser que já esteja agendado.