Quem Somos

Buscando inspirar e estimular os elos dessa corrente que é o pensamento humano, unindo diversas áreas do conhecimento, desde arte à engenharia, num objeto de estudo, a Astronomia, nasceu o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), um observatório remoto.

Na áreia de TI, criamos diversas soluções livres como, GOAMet: Sistema de Alerta Meteorológico para Observatório Astronômico, GOAMet-Android (instale e veja o tempo em Vitória); GOAmet-Ventos -Aplicativo para Análise da Distribuição e Velocidade dos Ventos, com Gráficos, Chimera -Sistema para Controle de Telescópio (Aplicativo criado pela UFSC), Focador, Câmera de meteoros e  CCD, Cúpula integrada a estação Meteorológica.

Na divulgação científica buscamos usar unir conteúdo e arte para atrair leitores. Levamos telescópios às escolas ou grupos com o projeto "Telescópio nos Bairros", mantemos atualizado o portal www.astro.ufes.br (onde podem ter acesso a diversas ferramentas para a observação dos astros ou das condições do tempo), editamos o "Observativo, Informativo Astronômico" e elaboramos "cartas celestes para a divulgação de Astronomia".

O GOA está instalado provisoriamente em Vitória, na UFES, mas pretende mudar seus dois telescópios remotos para um local adequado à Astronomia, usando aplicativos livres e contribuindo para a inclusão digital.

Saiba mais sobre nossos projetos: http://astro.ufes.br/Projetos

Telefone: (27) 4009-7664

GOA-CCE

Universidade Federal do Espírito Santo
Av. Fernando Ferrari, 514
Vitória - ES, Brasil
CEP 29075-910