Feliz Solstício de Inverno!

A palavra solstício vem da composição das palavras em latim sol + sistere, que significa "sol que não se mexe". Em Astronomia, os solstícios representam a linha máxima, à Norte ou a Sul, em que a trajetória aparente do Sol alcança no céu em relação às estrelas de fundo, atingindo o maior afastamento do equador celeste, indicando o início do inverno ou do verão.
Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano e a noite é a de menor duração. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano e o dia tem a menor duração.
 
Quando é solstício de Inverno no Hemisfério Sul, no Hemisfério Norte é de Verão. Neste ano, o início do inverno será dia 21 de junho, às 1h24. A partir desse momento o Sol começa seu caminho de volta para o Hemisfério Sul.
Curiosidades:
  • Como descrito acima, nesse dia temos as maiores sombras ao meio dia local, para os habitantes do Hemisfério Sul e o a menor sombra no hemisfério Norte.
  • Nas linhas dos trópicos de Câncer e Capricórnio, os solstícios de verão respectivos a cada hemisfério da Terra coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem perpendicularmente (ver ilustração).
  • Nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano: verão ou inverno, respectivamente (ver ilustração).
Para todos que gostam do dia ou da noite, Feliz solstício de inverno!

Marcio Malacarne
Tradução das imagens: Dayana Seschini
Fontes: Wikipedia.org e cptec.inpr.br