Início /Observativo 34, Junho 2017
Observativo 34, Junho 2017
Notícias Mais lidas
Enviado por dayana em qui, 05/01/2017 - 18:16
A maioria das grandes invenções muda fundamentalmente a sociedade na qual elas estão inseridas. Uma vez que as pessoas no topo da estrutura social têm mais a ganhar reforçando o status quo, elas suprimem tecnologias revolucionárias, que podem ser favoráveis ao mundo, mas perigosas para sua existência.
Engenheiro genial, Nikola Tesla não foi exceção. Aqui estão algumas tecnologias de Nikola Tesla que “eles” não querem que você conheça:
Enviado por dayana em sex, 30/06/2017 - 16:31
É sexta-feira, Dia Internacional do Asteroide e a Semana do Asteroide com o GOA está encerrando!
A matéria de hoje é sobre os supostos maiores berçários de asteroides e cometas do nosso Sistema Solar.
Nuvem de Oort
Em 1950 o astrônomo Jan Oort notou, entre outras coisas, que nenhum cometa tinha sido observado com uma órbita que indicasse que ele vinha do espaço interestelar, e que não havia direção preferencial de onde os cometas vinham.
Enviado por goaadmin em seg, 18/12/2023 - 18:02
A chuva de meteoros Geminidas ocorre todos anos em dezembro. É uma das mais intensas e luminosas do hemisfério Sul!
O GOA realizou observação pública no espaço do observatório astronômico, na UFES, em Goiabeiras, nos dias 13 e 14 de dezembro.
Durante a noite do dia 13 para 14 o tempo não colaborou, ficando nublado. Mas na noite do dia 14 o tempo começou bem aberto.
Logo no início da noite um meteoro cruza os céus por cerca de três segundos. Isso foi suficiente para que todos vissem, após aquele "olha lá", "ali".
Enviado por dayana em qua, 15/02/2017 - 15:37
No dia 26 de fevereiro, domingo de carnaval, a Lua cruzará o céu durante o dia e, em seu trajeto aparente, cobrirá parcialmente o Sol.
O eclipse solar de 26 de fevereiro de 2017 será visível em boa parte do Brasil. Se você tem menos de 30 anos, provavelmente nunca viu um eclipse como esse. Em Vitória, será o maior eclipse solar parcial das últimas décadas.
Enviado por goaadmin em qua, 27/04/2022 - 18:20
Obs: Caso o tempo esteja nublado o evento será cancelado.
Depois de mais de 2 anos, o GOA volta a fazer observações públicas dos principais astros através de telescópios.
Será feito o reconhecimento das principais constelações do outono e observação dos astros como a nebulosa de Orion, aglomerado Caixinha de Jóias, Alpha Centauro, Nebulosa Eta Carina e Ômega Centauro.