O Eclipse Lunar Total no GOA: presencial e remoto

No último dia 16 de maio ocorreu o eclipse lunar total. O fenômeno pode ser visto a olho nu de toda a América Latina, parte dos EUA, Canadá e África.

O início do eclipse foi na noite anterior, dia 15, às 22h32 (TUC-3). O GOA mais uma vez realizou atendimento presencial no observatório astronômico da UFES, em Goiabeiras, Vitória e também fez a transmissão ao vivo do espetáculo pelo nosso canal Youtube:

Centenas de pessoas compareceram na UFES na madrugada de domingo para segunda-feira para prestigiar o evento. Um feito histórico, uma vez que não se tem notícia dentro da UFES de um evento de divulgação científica nesse horário. 

Além disso, o evento serve para desmistificar que o local é perigoso (como é tratado pelo Universidade) e mostrar que é muito atrativo. Além do observatório, o pequeno morro de granito, cercado por mangue e mata atlântica, tem um dos mais belos pores-do-sol de Vitória. Mesmo com a falta de acessibilidade (a rua de acesso foi destruída junto com árvores para construção do prédio da Ecologia) e de discriminação do local pela universidade, o público comparece diariamente pedalando ou a pé.

E foi nessa temperatura ascendente que começou a noite. Às 21h teve início a transmissão ao vivo enquanto as pessoas chegavam. Durante todo o eclipse, dezenas de milhares de espectadores do Brasil e de outros países acompanharam a live do GOA.

O céu colaborou no início do evento, quando o espaço do entorno do observatório estava lotado. Porém, durante o início da totalidade, às 0h30, ficou nublado, abrindo entre muitas nuvens quase no final da totalidade, às 1h55, e diminuindo um pouco até o final da do eclipse (e da transmissão pela internet), às 3h da madrugada.

Foram cerca de quatro horas de observação presencial e seis horas de transmissão. Eram 4 telescópios atendendo o público dentro e fora do observatório. Infelizmente o principal de 14” de diâmetro está com problemas.

À uma hora da madrugada, devido ao tempo nublado e ao fechamento dos portões da universidade (que nesse dia abriu até mais tarde devido nosso pedido), o público foi diminuindo.

Este evento só foi possível graças à boa vontade de voluntárias/os que se prontificaram a comparecer no observatório na noite de domingo.

Em 2025 teremos outro eclipse lunar total de madrugada. Porém, a Lua se põe antes do fim do eclipse. O próximo eclipse visível do início ao fim como este somente em 2029.

Até lá.


Fotos e texto: Equipe GOA