Eclipse Lunar Parcial de 19 de Novembro de 2021

Este eclipse lunar será visível da Ásia, Austrália, Oceano Pacifico e Américas. Entretanto, somente quem estiver no oceano Pacífico, na América do Norte e Colômbia, verá todo o avanço da sombra da Terra sobre o disco lunar.

Será um eclipse lunar quase total: 0,97 magnitude. Isso é, durante o seu máximo, o diâmetro que o disco lunar será encoberto pela sombra da Terra. Em termos de área, coincidentemente este valor encobrirá cerca de 97% do disco lunar.

Eclipse lunar 19/11/21 globo

Algumas matérias têm noticiado que este será o maior eclipse lunar do século. Está errado. Pois a maioria dos eclipses lunares totais duram mais do que os parciais. O correto seria "será o maior eclipse lunar parcial do saros 126 do século", segundo a NASA [1].

Só pra ter uma ideia, o próximo eclipse lunar total visível do Brasil será em 16 de maio de 2022, com duração de 3h27, enquanto do dia 19 terá 3h28. Em 2024 teremos um eclipse lunar total com duração de 3h38.

Eclipse lunar total 16 maio de 2022

Este eclipse lunar não será totalmente visível do Brasil, tampouco do Espírito Santo. Como em todo o Brasil, o eclipse começa às 4h19 (horário local), pouco antes da lua se por, que ocorre às 4h55, em Vitória.

Os melhores locais para visualizá-lo será no Centro-Oeste ou Oeste da América do Sul. No litoral brasileiro será muito rápido, com a Lua baixa no horizonte. Por exemplo, de Vitória, apenas o início será visível durante 36 minutos, chegando a encobrir cerca de 40% do disco lunar (0,45 mag). Porém, devido a Lua estar baixa no horizonte e clareando, será difícil visualizá-lo. E isso ainda depende das condições meteorológicas, sem nuvens nem obstáculos no horizonte Oeste.

Obs.: Os eclipse lunares, começam sempre no mesmo horário em todo o hemisfério visível.

Esquema eclipses

Um eclipse é um alinhamento entre três astros. Nesse caso entre o Sol, Terra e Lua. Astronomicamente falando, é um evento astronômico que ocorre quando a posição de um objeto celeste em trânsito atravessa a posição aparente de um terceiro, mais distante, ofuscando parcial ou totalmente o primeiro objeto.

Veja animação de como será em boa parte do Brasil e no Espírito Santo.

Animação do eclipse

Fontes:

Marcio Malacarne