Cocô no espaço - A NASA está a procura de uma solução para o problema

   A NASA lançou um concurso que procura incentivar inventores a resolver esta questão incômoda e promete recompensar com 30 mil dólares (cerca de 100 mil reais) as melhores soluções para livrar os astronautas do "cocô espacial".

   Necessidades: todos temos e fazemos. Agora imagine que está no espaço, com um traje de astronauta, sem banheiro à vista e com uma tripulação à sua volta. Aí existe um problema a resolver.

   Os inventores têm até 20 de dezembro para apresentar os seus projetos de um sistema pessoal de drenagem de dejetos capaz de dar conta de tudo, sem o uso das mãos, por um período até seis dias.

   Até então os astronautas usam fraldas para assegurar as suas necessidades fisiológicas. "No entanto a fralda é apenas uma solução temporária, e não é uma opção saudável e protetora com duração de mais de um dia", diz a Agência Especial Europeia.

   Às vezes, os astronautas precisam esperar mais tempo para fazer as suas necessidades fisiológicas. Os dois homens e uma mulher que embarcaram na nave Soyuz na semana passada demoraram dois dias inteiros entre o lançamento do foguete, no Cazaquistão, e a chegada à Estação Espacial Internacional (ISS), na órbita terrestre. E só aí conseguiram por em dia as suas necessidades.

   Nas futuras missões espaciais, e em especial a missão que vai levar astronautas a Marte, a NASA avalia que serão necessários seis dias para que a tripulação possa ter acesso a um banheiro em condições.

   Em situações de emergência, os astronautas podem precisar vestir trajes pressurizados completos, para além de capacetes e luvas. "Depois de vestidos os trajes espaciais, é impossível para os astronautas tocarem no seu próprio corpo, até mesmo para coçar o nariz", informou a NASA.

   Os astronautas precisam de uma solução para se livrar de urina, fezes e sangue menstrual de forma eficiente ou vão ficar expostos a infeções. O problema é que, na ausência de gravidade, os fluidos podem aderir a superfícies, enquanto os sólidos flutuam no ar. "Ninguém vai querer nenhum desses sólidos e fluidos presos ao seu corpo durante seis dias", acrescentou a NASA.

   Uma vez dentro da estação orbital, os astronautas usam um banheiro com um sistema a vácuo e um tubo que ajuda a expelir a matéria fecal.

Para urinar é utilizado um funil preso a uma mangueira, que pode ser adaptado para as posições sentado ou em pé.

   A NASA tem como objetivo testar dentro de um ano e implementar dentro de três anos os projetos vencedores do concurso.

   As primeiras missões tripuladas a Marte podem ser lançadas em 2030, segundo as previsões da Agência Espacial Norte-americana. Tem alguma ideia para ajudar? Entre em https://herox.com/SpacePoop .

Fonte: http://astropolitica.blogs.sapo.pt/coco-no-espaco-a-nasa-esta-a-procura-de-341890

Organizado por Dayana Seschini