O Agosto Mais Quente da História

No último mês de setembro a Agência Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, em inglês) anunciou que o último mês de agosto foi o agosto mais quente desde 1885, quando começou os registros sistemáticos. O ano de 2016 também já é o ano mais quente desde que se há registros, superando 2015 e 1998, considerados anteriormente os anos mais quentes.

Verificamos se esse recorde se aplica à Vitória. Utilizando dados das estações meteorológicas: GOAMet, Aeroporto e INMET-UFES e  fizemos a comparação.

Pelo menos três meses ficaram com a temperatura média 1º C acima da média (pelos dados da GOAMet): fevereiro (1,1º C), abril (1,2º C) e maio (1º C). Agosto, considerado pelo NOAA o mês mais quente dos últimos 135 anos, ficou 0,7º C acima da média. Apenas o mês de junho ficou com a temperatura média abaixo da média (-0,8º C).

Estação GOAMet, em Goiabeiras

Pela estação do Aeroporto, os dados de agosto não contemplavam todos os dias. Contudo, o período de fevereiro a maio de 2016 também marcou quase 1º C acima das médias mensais.

A Estação do INMET-UFES registrou o mês de agosto cerca de 0,5º C acima da média histórica. Se considerarmos apenas os nove primeiros meses,  2016 já superou o recorde anual de calor em Vitória, e ainda faltam três meses para o ano acabar.

Isso não significa, contudo, que não pode fazer frio. Ao contrário. As Mudanças Climáticas causam desequilíbrio tanto na distribuição de calor pelo planeta, como de chuvas. Se um local está muito quente. Em outro deve ficar muito frio para manter o equilíbrio. Como já ocorreu em outubro de 2012, quando várias partes do Brasil bateram recordes de frio daquele ano, fora do Inverno.

Os dados das Mudanças Climáticas do NOAA ainda mostram que a América do Sul bateu recorde de calor e também de chuvas em algumas regiões, como na Colômbia, e no Sul do Brasil e Chile.

Se prepare porque pode vir muito mais calor ainda. E com o calor pode vir também grandes chuvas. Mas isso não significa que essas chuvas caem exatamente onde fez calor. Infelizmente podem não cair chuvas fortes no ES, onde houve recordes de calor e seca.

Foram analisadas a média dos últimos 15 anos (Aeroporto) e comparadas com a média de agosto deste ano. Na GOAMet, a média é dos últimos cinco anos e no INMET foi comparado agosto deste ano com a Normal Climatológica de Vitória de 1961 a 1990.

Fontes: noaa.gov/news, inmet.gov.br, cptec.inpe.br e GOAMet


Marcio Malacarne

Coordenador do GOA